8 de ago de 2008

Receitas para Samhaim

Pão

Ingredientes:
1 tablete ou 15 g de fermento biológico (para pão)
2 colheres rasas de água morna
1 xícara (chá) de leite quente
1/4 xícara (chá) de mel
1/2 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral

Dissolva o fermento na água morna e deixe descansar pôr 15 minutos. Em uma tigela, misture o leite, o sal e o mel ao fermento dissolvido. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, o fubá e a farinha integral. Mexa com uma colher de pau no sentido horário (sentido dos ponteiros do relógio), pensando em seu sucesso. Deixe a massa descansar até atingir o dobro do tamanho, amasse-a, coloque-a em fôrmas de pão e espere crescer. Asse em forno médio.

Sopa

Esta sopa é deliciosa e boa para levar num termos para uma celebração ao ar livre (com pão torrado nas brasas de uma fogueira).

Ingredientes:
700 g cogumelo(s)
1 cenoura(s)
1 cebola(s)
1 talo aipo
1 ramo salsa
2 tomate(s) maduro(s)
2 dentes alho
1 dl vinho branco
30g manteiga
azeite q.b.
Pimenta q.b.
4 fatias pão
queijo parmesão ralado q.b.
1 Lt caldo de cubo de galinha

Retirem os pés e lavem cuidadosamente os cogumelos. Enxugem-nos e cortem em fatias finas. Levem ao lume um tacho suficiente para a sopa, com manteiga e um pouco de azeite. Deixem aquecer bem e juntem a cebola, o aipo, a salsa e a cenoura finamente picados. Deixem reduzir um pouco e depois acrescentem a polpa dos tomates. Passados 10 minutos, acrescentem os cogumelos, mexam bem e deixem cozer mais outros tantos minutos, antes de temperar com um pouco de sal e vinho branco. Depois enxugem, juntem o caldo de frango a ferver, tapem e continuem a cozedura por cerca de ½ hora. Alourem no forno as fatias de pão, esfregem-nas com o dente de alho e dispônham-nas no fundo das tigelinhas de sopa, deitando então a sopa por cima. Polvilhem com queijo parmesão ralado e sirvam imediatamente.

Caril de porco com maçãs e natas

Este é um ótimo jantar de Samhain, com maçãs da época e cor laranja!

Ingredientes:
575 g carne de porco picada
2 c. sopa óleo
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
2 talos aipos picados
2 dl sumo de maçã
2 c. chá caril em pó
1 c. chá sal
gengibre moído c. chá
1 c. chá cominhos em pó
1 maçã-reineta cortada em cubos
40 g passas
2 dl natas com limão

Levem uma frigideira grande a lume médio com o óleo e deixem aquecer. De seguida, juntem as cebolas, o alho e o aipo e deixem alourar. Aumentem o lume, juntem a carne de porco e fritem-na, mexendo sempre até esta perder a cor rosada. Deitem o sumo de maçã, o caril, o sal, o gengibre, os cominhos, a maçã e as passas. Misturem tudo muito bem, reduzam o lume e deixem ferver durante 5-8 minutos para evaporar o sumo de maçã mas sem deixar o preparado muito seco. Retirem a frigideira do lume, juntem as natas e mexam muito bem. Levem novamente ao lume mas desta vez só para aquecer. Não deixem ferver para não correr o risco de talhar. Servir com arroz ou naans.


Bloody Mary

Um bom cocktail para o Halloween!

Ingredientes:
1 lata de sumo de tomate
três gotas de limão
2 gotas de molho inglês
sal e pimenta
1 chávena de café de vodka
Tabasco q.b.

Coloquem todos os ingredientes num shaker juntamente com gelo picado. Misturem tudo muito bem e sirvam num copo alto.

Doce de Geimredh

Este doce é optimo e utiliza três diferentes ingredientes que são especialmente relacionados com a época. Eu gosto muito de colher castanhas, mas deixem sempre algumas para os esquilos!

Ingredientes:
300 g de castanhas piladas
600 g de maçãs
50 g de pinhões
1 colher (café) de canela
3 colheres (sopa) de mel

Mergulhem as castanhas em água fria e reservem para o dia seguinta. Passado este tempo, escorram e cozam as castanhas em água a ferver, durante cerca de 30 minutos. De seguida, retirem-lhes a pele e passem-nos pelo passe-vite.
Descasquem as maçãs, removam os caroços e cortem-nas em pedaços. Cozam-nas em 1 dl de água e com o mel misturado, durante 10 minutos. Torrem os pinhões numa frigideira antiaderente.
Sirvam, misturando o puré de castanhas com as maçãs, os pinhões torrados e a canela. Sirvam frio.

Fritos de Samhain

Uma boa sobremesa para aproveitar o interior de aboboras que se esvaziem para fazer lanternas de Samhain.

Ingredientes:
600 g abóbora menina
4 c. sopa farinha
2 c. sopa açúcar
4 ovos
2 dl mel
2 cálice vinho do Porto
1 pau de canela
óleo para fritar

Misturem muito bem a abóbora, a farinha, o açúcar e as gemas. Batam as claras em castelo e adicionem-nas suavemente ao preparado anterior. Fritem colheradas desta massa em óleo quente. Escorram os fritinhos sobre papel absorvente. Levem o mel a ferver com vinho do Porto e o pau de canela durante cerca de 2 minutos. Retirem o pau de canela. Coloquem os fritinhos de abóbora numa taça e regue com a calda.

Bolo

Ingredientes:
300 g de frutas cristalizadas;
50 g de cerejas;
50 g de açúcar mascavo;
200 g de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento para bolos;
250 ml de chá quente (de maçã);
1 ovo grande;
1 colher (sopa) grande de marmelada;
Várias surpresas de Samhain (pingentes, metais, etc.)*
*Nada de plástico!

Misture as frutas e cerejas ao açúcar mascavo e cubra com o chá quente. Permita macerar pelo menos de meia a uma hora. Acrescente a farinha peneirada e o fermento, misturando bem. Coloque o ovo (inteiro) e a marmelada e misture mais uma vez. Por último, acrescente as surpresas de Samhain (surpresa) que deverão ser embrulhadas firmemente em papel laminado. Misture bem. Unte a forma de bolos e despeje a massa. Decore o topo com mais cerejas. Leve ao forno quente por 45 minutos.

Vinho quente com ervas

Ingredientes:
1 xícara de água fervente
1 xícara de suco de uva
1/8 de colher de chá de folhas de alecrim amassadas
1 pau de canela
de 4 a 5 cravos inteiros
1 xícara de xerex seco
1/4 de colher de chá de flocos de menta moídos

Despeje a água fervente sobre o alecrim e a menta; deixe curtir por 15 minutos. Acrescente os cravos e deixe curtir por mais 15 minutos. Coe, misture esse líquido ao suco de uva e ao xerez numa panela. Aqueça em fogo baixo até esquentar. Coe, adicione a canela e sirva ainda quente.

Sementes de abóbora torradas

Ingredientes:
1 1/2 xícara de água
225g de sementes de abóbora cruas e descascadas
1 colher de chá de pimenta suave em pó
1 colher de chá de sal
vários dentes de alho, bem picados

Ferva a água e despeje sobre as sementes. Deixe de molho por uma noite em temperatura ambiente. Escoe a água e espalhe uniformemente numa forma grande. Espalhe a pimenta em pó, o sal e o alho. Asse a 150ºC de 25 a 30 minutos ou até que as sementes estejam estufadas e secas. À medida que torram, elas estalarão e pularão. Mexa de vez em quando enquanto esfriam. Talvez você deseje fazer mais de uma fornada, pois acaba muito rápido. Além disso, você pode experimentar outros temperos além do alho. Alguns temperos gostosos são o cominho, a pimenta forte, molho de soja. as sementes também ficam muito boas com apenas um pouco de sal.

Poção de proteção

Cozinhe em seu caldeirão meia xícara de água, com meia xícara de óleo de semente de uva, essência de patchouly, mirra, olíbano, pétalas de girassol, cascas e sementes de maçã, sálvia, cedro, mandrágora, pelo de cão preto, pelo de gato preto, uma pena preta. Deixe esfriar e acrescente 13 pregos de ferro, 13 cristais de quartzo pequenos e uma hematita. Enterre em seu jardim na noite de Samhain e use após 9 noites. Coloque a poção (algumas gotas) onde você desejar proteção. Celebre Samhain consultando seus oráculos (tarot, runas, ogham).

Nenhum comentário: